PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa do Governo Federal através do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES) em parceria com os cursos de licenciaturas e secretarias municipais e estaduais de educação, cuja proposta se assenta na melhoria da capacitação dos professores em formação inicial e do ensino oferecido pelas escolas de nível básico. As ações do programa se configuram em possibilitar o contato dos futuros professores com as demandas encontradas pelas escolas e o levantamento de estratégias de superação de suas dificuldades.

O PIBID é formado por bolsistas de iniciação à docência (BID), estudantes dos cursos de licenciatura, pelo professor(a) supervisor(a) em atuação no ensino básico e pelo professor coordenador lotado ao curso de licenciatura na universidade. As ações são desenvolvidas através de projetos submetidos e aprovados pela coordenação institucional do PIBID e se configuram a partir da realização de vivências da realidade escolar; levantamento de questões significativas ao processo de ensino e aprendizagem; estudos teóricos; planejamento e execução de intervenções pedagógicas; reflexões e análise das ações desenvolvidas; e divulgação dos resultados alcançados.

O subprojeto da matemática da Regional Jataí – Universidade Federal de Goiás é um projeto do curso de Licenciatura em Matemática e desenvolve suas ações em parceria com uma escola da rede municipal de Jataí-GO. Atualmente é formado por seis BID, uma professora supervisora e dois professores coordenadores. Em linhas gerais, o subprojeto está organizado em atividades semanais divididas em ações na escola através de auxílios em sala de aula, monitorias e oficinas, e reuniões coletivas realizadas no Centro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática (CEPEM) da UFG-Regional Jataí.

Para concretização de sua proposta, o subprojeto da matemática pauta suas ações nos princípios teóricos da Matemática e da Educação Matemática na busca por proporcionar melhorias no ensino ofertado pela escola e na aprendizagem dos estudantes das séries finais do ensino fundamental.