Histórico

O UEPEM foi criado em 2010 a partir de um trabalho compartilhado entre o Curso de Matemática/Regional Jataí/UFG e docentes/gestores da Subsecretaria Estadual e Secretaria Municipal de Educação de Jataí. Ao longo deste foram ofertadas quatro oficinas, uma a cada mês (agosto a novembro), uma turma no matutino e outra no vespertino (30 vagas cada), além de uma palestra de abertura e relatos de experiência durante as oficinas. Este contou com acadêmicos e professores de Matemática de 6º ao 9º anos, Ensino Médio e EJA apenas de Jataí. 

Em 2011, o número de vagas passou de 30 para 35 e permitiu-se a participação de acadêmicos e docentes de outros municípios. Ocorreram, além da palestra de abertura e das quatro oficinas, apresentações de relatos de experiência e sessão de pôsteres, finalizando com uma mesa redonda.

Em 2012, após aprovação do projeto na CAPES/PAEP, o número de palestras passou de duas para quatro e as oficinas permaneceram direcionadas aos professores de 6º ao 9º anos, Médio e EJA. 

Em 2013, após nova aprovação do projeto na CAPES/PAEP, novos parceiros se somaram a esta ação de formação, a Secretaria Municipal de Educação de Chapadão do Céu e o Curso de Pedagogia da Regional Jataí/UFG. O número de palestras permaneceu em quatro e as oficinas, que anteriormente eram quatro apenas para professores de 6º ao 9º anos, médio e EJA, ampliou-se para seis, sendo duas para professores que ensinam matemática na Educação Infantil e Anos Iniciais. 

 Em 2016, manteve-se o número de quatro palestras e quatro oficinas de 6º ao 9º anos, médio e EJA, e ampliou-se de duas para quatro oficinas para professores que ensinam matemática na Educação Infantil e Anos Iniciais. Estas oficinas ocorrerão nos períodos matutino e noturno.